página 2 de 4

.

1974

.

Um ano de decisões e de vestibular para a universidade.

.

“Na época, não via boas perspectivas profissionais para os enxadristas, e o único caso de sucesso que se conhecia era o do Mequinho, que estava num nível dos melhores jogadores do mundo, conseguindo portanto apoio do Governo Federal; decidi então que não seria profissional de xadrez.”

.

Fui professor de xadrez na Academia do Mequinho, na Faculdade Estácio de Sá.

.

1975

.

.

Em julho, na cidade de Maceió/AL, durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), sagrei-me Campeão Brasileiro Universitário, conquistando duas medalhas de ouro, a de campeão e a de melhor índice técnico da competição.

Minha vitória sobre o jogador paulista, Antônio França, ficou famosa, pois durou três dias, em 12 horas e 47 minutos, em 115 lances, e foi decisiva para o Rio de Janeiro conquistar os JUB’s pela primeira vez! A partida está disponível na seção de Partidas Favoritas, e dediquei esta partida a Bobby Fischer, modelo de combatividade no xadrez.

Equipe vencedora: David Sokolik, William Moreira, Luís Loureiro, Cristóvam Kubrusly, tendo o amigo Wanderley Nunes como diretor da equipe, Antônio Ricardo como técnico e Waldemiro Andrade como analista.

.

“Graças a este título, obtive 50% de bolsa na PUC/RJ, além de tornar-me o organizador do xadrez na universidade, tendo a nossa equipe conquistado diversas competições universitárias, no Rio de Janeiro.”

 

.

.

Em novembro, tornei-me Campeão Carioca Interclubes pela equipe da AABB-Lagoa.

.

.

  


ESTAVA INDO BEM NO MEU SEGUNDO OBJETIVO NO XADREZ:

CONQUISTAR TÍTULOS!

 

.

.

.

1979

.

.

Aos 24 anos, iniciando minha jornada na área educacional, ministrando um treinamento para Analistas de Sistemas do Proderj.

Conquistei meu segundo título brasileiro, o de Campeão Brasileiro Interclubes, representando o Fluminense Futebol Clube, em São José dos Campos/SP;

.

.


Equipe vencedora, da esquerda para a direita: Ignácio Barreto, Fernando Duarte, David Sokolik e Luismar Brito

(faltou Arthur Motta).

.

.

1985

.

.

Fui um dos vencedores do I Torneio de Mestres do RJ – Memorial Mangini (1º-4º lugar), considerado um dos torneios mais fortes disputados no Rio de Janeiro.

.

.

Gabor

Jogando blitz com o amigo Gabor Nagy, forte jogador no xadrez postal

 

1986

.

.

Por meio ponto não me classifiquei para a final do Campeonato Brasileiro de 1986.

.

 

 

.

1988

.

.

Fui vice-campeão Estadual de Xadrez Relâmpago.

.

.

Colagem

Colagem “O Mundo do Xadrez”, por D.Sokolik

 

Xadrez em família

 

xadracali3

.

 

Zilma - Mauá

A Rainha do meu tabuleiro

 

.

1989

.

.

A convite do amigo Wanderley Nunes, já então como Oficial da Marinha do Brasil, ministrei um curso de xadrez na Escola Naval (Rio de Janeiro), e, para o encerramento do curso, convidei o ex-campeão brasileiro Carlos Eduardo Gouveia, para dar uma palestra sobre o xadrez e a sua carreira, bem como o problemista e ex-campeão mundial de Problemas de Xadrez, Félix Sonnenfeld, para falar sobre solucionismo.

.

.

.

.

 

Participei do Campeonato Sul-Americano de Xadrez Ativo (30 min) em Foz do Iguaçu/PR;

.

.

.

1990

.

Fui diretor de xadrez no clube Hebraica, até 1993.

.


INICIEI MEU TERCEIRO OBJETIVO NO XADREZ:

ter destacadas atuações em diversos segmentos do esporte!

 


“Em 1991, em comemoração aos vinte anos de atividades no xadrez, organizei um curso de férias para crianças, com tabuleiro mural magnético, que eu mesmo fiz, sessão de vídeo de xadrez com pipoca e refrigerante, jogo com o computador, torneio final com premiação; desenvolvi apostilas de nível básico e de aperfeiçoamento e, diante da impossibilidade de eu dar as aulas devido a compromissos profissionais, convidei os ótimos professores Décio Koeler e Fernando Madeu.”

 

 

.

.

13E

Rachel e Aline, Campeã e Vice-campeã carioca

.

.

chelali2

.

Hebraica 8 aos 80

Campeões cariocas da Hebraica: mirim e veterano (Rachel e Pedro Geiger)

Ao fundo, a partir da esquerda, Carlos Cleto enfrentado Paulo Fucs (de costas), prof. Hilton Rios assistindo, Aline e frequentadores da sala de xadrez jogando o tradicional blitz de fim de semana

.

.