página 3 de 4
1994 |
Levei minhas filhas para participarem do campeonato brasileiro de suas categorias, em Uberaba/MG .
Xadrez em família
Fui Editor da revista do Clube de Xadrez Guanabara.
1995 |
Fui eleito Vice-Presidente do tradicional Clube de Xadrez Guanabara (CXG), no Rio de Janeiro, e realizamos uma reforma completa no clube, a maior da sua história, obtendo recursos principalmente com a venda de livros de xadrez usados e com exemplares repetidos da biblioteca do clube. (1995-1998)
1996 |
Autoria do livro “O Xadrez Magistral de Garry Kasparov” – 1a edição.
Escrever um livro de xadrez! “O Xadrez Magistral de Garry Kasparov”
|
Ministrei o Curso “A Prática do Xadrez na Terceira Idade” no Instituto de Gerontologia da Universidade Cândido Mendes.
Participei dos Campeonatos Brasileiros de Xadrez Rápido (25 min) e Blitz (5 min) em B. Horizonte/MG, obtendo a 7a e a 15a colocação respectivamente, com o destaque de que em 10 partidas de brancas, nos dois torneios, obtive 8 vitórias, jogando o Ataque Índio do Rei.
1997 |
Fui editor do Site Xadreznet.
Fui medalha de ouro como melhor terceiro tabuleiro no Campeonato Brasileiro Interclubes, representando o Clube de Xadrez Guanabara.
Tive uma participação frequente no programa Infoeletro, do Canal de TV Shoptime, divulgando o Xadrez Eletrônico King Master, campeão de vendas.
Participei da organização do I Torneio Internacional do CXG; disputei e classifiquei-me no torneio classificatório; obtive a 9a/10a colocação no Torneio, tendo empatado com o MI Gerardo Lebredo, de Cuba.
Lançamento da segunda edição do livro “O Xadrez Magistral de Garry Kasparov”, revista e ampliada para 1.400 partidas.
1998 |
Participação do Torneio Internacional Memorial Najdorf em Buenos Aires/Argentina, enfrentando os Mestres Internacionais Rubinetti, Szmetan, Pereyra e Trois.
Uma tremenda coincidência: o amigo Wanderley Nunes, estava comandando o Navio Faroleiro Almirante Graça Aranha, da Marinha do Brasil, e atracou em Buenos Aires em missão de representação durante o torneio e nos encontramos na última rodada.
Analisando a nossa partida, com o MI Rubinetti, que fez um comentário inesquecível:
“Tienes un ajedrez muy lógico!”
1999 |
Fui Coordenador de xadrez do Colégio ADN, no Rio de Janeiro, transformando o colégio no principal polo de atividades de xadrez do Estado.
O diretor do Colégio ADN, Professor e hoje Coronel Áureo Júnior assiste a uma aula minha, com apoio e monitoria das minhas filhas; ao fundo, duas bicicletas premiadas aos vencedores dos torneios de xadrez da escola.
Creio que a motivação e a capacidade de realização do Prof. Áureo, além da premiação, fizeram das atividades de xadrez um sucesso, e também contaram com o apoio do saudoso Prof. Carlos Amorim.
Os torneios nos fins de semana também foram um sucesso, inclusive revelando um jovem talento, Diego di Berardino, que atualmente é Mestre Internacional de Xadrez.
Decisão no primeiro tabuleiro: o jovem Diego di Berardino, hoje MI, enfrenta o Mestre Fide (MF) Wagner Peixoto.
Aline, classificou-se para representar o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil Feminino por Equipes, que foi disputado no SESC de Copacabana.
2000 |
Participei do V Aberto do Brasil e Semi-final do Campeonato Brasileiro – Hotel Glória/RJ, em dezembro, e obtive a 11a colocação – sexto melhor rating performance do Campeonato, com 2306 pontos.
“Por meio ponto não fui à final do campeonato brasileiro, repetindo a mesma situação de 1986.
Meu feito nesta competição foi a vitória sobre o amigo e MI Eduardo Limp, que já tinha duas normas de grande-mestre, foi vice-campeão brasileiro no ano anterior, e venceu todas as demais partidas nesta competição, vencida por ele mesmo.”
A partida está disponível na seção de Partidas Favoritas.