página 4 de 4
2001 |
Em 2001, com 46 anos, após recomendação médica, decidi afastar-me das competições, mas sem afastar-me do xadrez!
Resumindo: os efeitos do stress das competições não estavam me fazendo bem … mas continuei jogando blitz, presencial e pela Internet, acompanhando os grandes torneios, estudando, lendo livros, revistas e dando aulas.
2002 |
Encontro de amigos de primeira viagem ao mundo do xadrez:
Wanderley, Mequinho e eu.
2008 |
Ministrei um curso de xadrez nas férias escolares para familiares de funcionários do Proderj, num projeto de integração empresa-família:
Curso em 8 aulas com apostila/CD, partida em equipe, lance do mestre, xadrez relâmpago, homenagem a Bobby Fischer, partida entre Genius e Pocket Fritz, prática na Internet, simultânea e certificado de conclusão.
2010 |
Solicitei e obtive da Confederação Brasileira de Xadrez o Título de Mestre Nacional de Xadrez (MN).
2017 |
USA – Treinamento e prática de blitz e xadrez rápido com o amigo Miguel Ararat, com quem jogo desde 2012,
Cientista biológico da Universidade da Florida, treinador de Vôlei/UF
e também Fide Instructor em Gainesville/Florida.
2018 |
“Foram muito interessantes e divertidos os treinamentos avançados com o amigo Arthur Santacruz, que sagrou-se Campeão Brasileiro de Xadrez Rápido de 2018 e também foi segundo do Mequinho!”
Com o amigo Mequinho, durante torneio em Copacabana/RJ.
Jogando partida de treinamento com o amigo MI Eduardo Limp.
2023 |
Resumindo as minhas fases no xadrez
Jogar com um Grande-Mestre
Minha primeira meta foi estudar e entender o jogo para jogar uma partida com um Grande-Mestre, e “entender porque perdi”.
(1971 a 1973)
Competir
Depois tomei gosto pelo jogo e comecei a participar de competições.
(1973 a 2000)
Conhecer
Nesta fase me propus e conhecer todos os aspectos do xadrez. Pela minhas estantes passaram mais de 1000 publicações, entre livros e revistas, além de diversos conteúdos da Internet.
(1985 até a presente data)
Organizar
Nesta fase passei a organizar e dirigir o xadrez; fui Diretor de Xadrez da Hebraica, Vice-Presidente do Clube de Xadrez Guanabara e Coordenador de Xadrez do Colégio ADN.
(1990 a 2000)
Compartilhar
Algumas iniciativas neste sentido: fui editor da revista do Clube de Xadrez Guanabara, escrevi o livro “O Xadrez Magistral de Garry Kaparov”, fui editor do site “XadrezNet” e estou produzindo este site.
(1994 até a presente data)
Inicialmente fiz uma retrospectiva das minhas atuações nos mais diversos segmentos do xadrez: Jogador Escritor Professor Palestrante Treinador Dirigente Editor de Site Editor de Revista Divulgador Organizador “Paitrocinador” E cheguei à conclusão que era tempo de compartilhar estas minhas vivências no xadrez através deste site. “Ser um orientador, instrutor, e acima de tudo, um motivador e inspirador.” |
Vamos nessa?