Opening Report
O Opening Report é um dos instrumentos mais poderosos para o estudo de aberturas e é muito fácil de usar.
Agora vamos supor que você esteja interessado em uma linha de aberturas específica. Com a posição crítica no tabuleiro clique em Opening Report. Sem informações pré-armazenadas, o ChessBase analisará milhões de jogos em seu banco de dados de referência e gerará um relatório abrangente sobre o que encontrar (isso é conhecido como “mineração de dados”).
Isto é o que ele contém:
O desenvolvimento histórico da variante; isso inclui os jogos mais antigos e mais recentes;
Jogadores notáveis – Lista os jogadores que usaram a linha e suas taxas de sucesso. Você pode clicar nos links do jogo ou no nome de qualquer jogador para obter informações sobre o jogador.
Estatísticas – Mostra como cada lado está pontuando, a porcentagem de jogos decisivos, a duração média, etc.
Melhores movimentos – Informa quais movimentos têm melhor pontuação. Isto é calculado com base no número de jogos, taxas de sucesso, desempenho Elo, média Elo dos adversários, número de jogadores com Elo > 2550, resultados em jogos recentes e popularidade de cada jogada nos últimos anos. Os jogos mais interessantes estão listados e você pode clicar neles para carregá-los e estudá-los.
Linhas principais e críticas, repertório e planos – o ChessBase mostra as linhas principais e a linha crítica. Esta última é aquela em que tanto as brancas quanto as pretas fazem os movimentos estatisticamente mais promissores. Mais uma vez você pode clicar nos jogos para carregar e reproduzir. O ChessBase também informa o que você deve jogar e mostra quais planos estão envolvidos.
PDF – Opening Report – Brancas – London1
PDF – Opening Report – Brancas – London2
PDF – Opening Report – Pretas – Caro-Kann1
PDF – Opening Report – Pretas – Caro-Kann2