APRESENTAÇÃO DA SEÇÃO INICIAÇÃO
.
Esta seção será a porta de entrada para aqueles que estão aprendendo a jogar xadrez.
Mas também terá informações interessantes para os já iniciados reverem conceitos básicos.
Está disponível o Curso Expresso de Xadrez, onde é possível aprender a jogar rapidamente através de vídeos e exercícios práticos.
Uma abordagem interessante para começar a jogar xadrez, principalmente para crianças e idosos, seria inicialmente fazer o Curso Expresso de Xadrez, para depois, se for o caso, fazer o Curso Completo. |
Os Livros adotados para esta fase foram “Como Jugar Ajedrez“, e também o clássico “Fundamentos del Ajedrez“, ambos do genial campeão mundial Raul Capablanca.
Faço minhas as palavras do ex-campeão mundial M. Botvinnik, mentor e treinador dos ex-campeões mundiais G. Kasparov e A. Karpov, entre tantos outros fortes grandes mestres: “É impossível compreender o mundo do Xadrez sem olhá-lo com os olhos de Capablanca”.
Botvinnik considerou os “Fundamentos do Xadrez”, de Capablanca, como o melhor livro de xadrez já escrito. Este excelente livro é a base da nossa iniciação ao xadrez.
A forma como explica os conceitos básicos, a sequência dos assuntos apresentados, garantem um bom aprendizado inicial.
.
Através da partida inicial, de Paul Morphy, e de partidas modelo de Capablanca, será possível entender e fixar alguns conceitos importantes.
É recomendável conhecer a Metodologia de Treinamento do Site!
Para Competidores
.
Para não Competidores
.
.
Após esta iniciação ao xadrez, você estará em condições de ter contato com alguns tópicos um pouco mais avançados.
Trata-se da “Melhor aula de xadrez que eu poderia te dar”, onde apresento tópicos que acho fundamentais para um jogador de xadrez.
. Na “Melhor aula de xadrez que eu poderia te dar”, apresento a minha visão sobre o jogo de xadrez, através de três exemplos: . 1º – A importância do “olhar” no xadrez. Neste final de Reti, busquei entender o que se passava no tabuleiro para me deixar tão impressionado; quais os mistérios desta posição? . 2º – A importância da “transpiração” no xadrez. O xadrez competitivo é 20% de inspiração e 80% de transpiração. Neste final de Capablanca, nada é tão fácil (ou difícil) quanto parece! Treinar é a palavra-chave, e é bom ouvir os mestres! . 3º – Superação no xadrez. Numa competição, como superar uma situação tremendamente adversa? De onde buscar forças para continuar na luta? . Portanto, um olhar profundo, transpiração e garra, são três aspectos que considero fundamentais, e que respectivamente confirmam o xadrez como arte, ciência e esporte.
|
.
.Após esta iniciação, você terá condições de partir para estudos mais específicos, ou seja, de aberturas, tática, estratégia, finais e partidas.
.
Um interessante livro, que te dará uma boa visão geral do xadrez, e que considero muito bom para eventuais estudos complementares, é “Aprenda Xadrez com Garry Kasparov” onde através de 24 lições, o campeão mundial passa a sua compreensão e interpretação dos fundamentos do xadrez!
Vale a pena te-lo na sua biblioteca, as lições são breves e instrutivas.
.
.
Bem vindo ao mundo do xadrez!
.