APRESENTAÇÃO DA SEÇÃO DE PARTIDAS

.

Esta seção será bem movimentada, e uma das minhas favoritas.

Tal como coloquei no livro “O Xadrez Magistral de Garry Kasparov”, de minha autoria, considero reproduzir e analisar partidas a atividade mais interessante do xadrez:

“Um de meus primeiros livros foi “Bobby Fischer Chess Games” de Wade e O’Connell, com mais de 700 partidas de um dos melhores jogadores de todos os tempos, sendo algumas comentadas. E de tanto reproduzir e estudar as partidas de Fischer, fui melhorando a qualidade do meu jogo. Acredito que esta seja a melhor e mais agradável maneira de aperfeiçoar-se no xadrez. Melhor porque ao se reproduzir e estudar uma partida bem jogada, e bem comentada, aprendem-se conceitos de abertura, meio-jogo, transição abertura-meio-jogo, tática, estratégia, final, transição meio-jogo-final, aspectos psicológicos e competitivos dos jogadores, para citar os mais importantes, e tudo de uma forma agradável, pois o estudo apóia-se em fatos concretos, ou seja, numa partida real, envolvendo emoções e dinamismo de uma competição, e que também acontecem em nossas partidas. Foi com base nesta experiência que decidi fazer um livro completo sobre Kasparov, segundo vários estudiosos, o melhor jogador de todos os tempos, em vez de uma seleção de partidas. Dessa forma, o leitor terá uma visão abrangente da concepção enxadrística de Kasparov, e também poderá aprender com as suas derrotas!”

Teremos nesta seção:

  • Diversas orientações e dicas de como estudar e jogar
  • Exemplos práticos Sokolik – serão apresentados exemplos didáticos que ocorreram nas minhas partidas.
  • De iniciante a classe A – serão apresentadas algumas partidas que joguei até atingir a classe A, no meu primeiro torneio.
  • Partidas de Capablanca, um dos nossos jogadores modelo, mereceram um destaque especial 
  • Minhas partidas favoritas – algumas partidas mereceram um tratamento detalhado de minha parte, por significarem algo especial para mim, e também por trazerem algum ensinamento interessante; e com estas partidas sempre gostei de fazer o “test of time”, à medida que as engines iam ficando mais poderosas e até mesmo com o meu melhor entendimento das partidas. 
  • Disponibilizei o livro “O Xadrez Magistral de Garry Kasparov – 1400 partidas do Campeão Mundial”, de minha autoria e farei análises detalhadas em algumas “partidas magistrais”!
  • Partidas e dicas de Xadrez Relâmpago.
  • Partidas & Posições – que merecem destaque.

 

.

.

Partidas para Competidores.

.

1.Como Analisar e Comentar uma Partida de Xadrez
2.Como se comportar durante uma partida
3.Exemplos Práticos Sokolik
4.De Iniciante a Classe A
5.Partidas de Capablanca
6.Minhas Partidas Favoritas
7.Livro completo – O Xadrez Magistral de Garry Kasparov
8.Xadrez Relâmpago
9.Partidas e Posições

.

.

.

Partidas para não Competidores

.

1.Como Analisar e Comentar uma Partida de Xadrez
2.Como se comportar durante uma partida
3.Exemplos Práticos Sokolik

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Botão para Voltar à Página Anterior