página 1 de 2.

O Xadrez Magistral de Garry Kasparov

 

 

PDF – O Xadrez Magistral de Garry Kasparov – David Sokolik

 

Como foi a experiência de escrever o livro “O Xadrez Magistral de Garry Kasparov”

.

Um dos meus parceiros de tênis era o romancista Esdras do Nascimento (em memória). Meu amigo Carlos Cleto, leitor voraz, que havia sido diretor da Federação de Xadrez do Rio de Janeiro, considerava Esdras o maior romancista brasileiro vivo, tendo ganho inclusive o Prêmio de Melhor Romance Brasileiro, com o livro “Lições da Noite”. Ele também foi a pessoa mais apaixonada por xadrez que conheci! Sua tese de doutorado em literatura havia sido montada sobre uma partida de xadrez; estava sempre atualizado sobre as mais modernas ferramentas de xadrez na informática, isso em 1995.

Um dia, na AABB-Lagoa, esperando vagar uma quadra de tênis, eu disse que estava ajudando o amigo Ricardo Teixeira (em memória) na missão de trazer o Kasparov para uma simultânea contra a seleção brasileira, já que ele havia jogado matches contra seleções de outros países.

Imediatamente Esdras sugeriu: Por que você não escreve um livro sobre o Kasparov?

Esta pergunta pegou-me de surpresa … o famoso romancista sugerindo que eu escrevesse um livro … de cara fiquei lisonjeado.

E respondi: eu sempre sonhei em escrever um livro sobre o Fischer! Tenho vários livros e farto material, prontinho pra iniciar o trabalho!

Esdras rebateu: a ideia é boa, mas por que não sobre o Kasparov? É mais atual e o interesse será maior, ainda mais com a vinda dele aqui!

A quadra vagou e disse pra ele que iria pensar com carinho!

Analisei a questão o resto do dia e à noite já combinei uma partida de tênis para o dia seguinte.

Esdras gostou quando eu lhe disse que concordei com a sua ideia e que iria fazer um livro com todas as partidas do Kasparov, que eu já havia separado 17 livros e inúmeras revistas sobre ele; Esdras disse então que marcaria uma reunião nossa com o seu editor, Renato Guimarães, da Editora Revan, e assim foi. Fechamos a parceria … o livro ia sair!

A melhor parte do trabalho foi que o esforço de analisar a mesma partida com várias fontes é um ótimo trabalho de análise no xadrez, e de alguma forma eu estava treinando xadrez, ou seja, foi uma jogada de mestre: uni o útil, escrever o livro, com o agradável, estudar xadrez!

Tive seis meses para escrever o livro. O lançamento, no dia da simultânea, foi um sucesso segundo Esdras, 500 cópias vendidas, coisa de autor de sucesso!

.

16A qualidade

.

Comecei então a trabalhar na segunda edição, desta vez sem prazo limite, e passei um ano e seis meses dedicados ao livro:

.

de 1137 partidas passei para 1400 partidas
370 Partidas comentadas, sendo 124 mais detalhadas
66 partidas relâmpago
110 partidas rápidas
356 Diagramas
2 Fotos
9 Anexos
Carreira completa com as tabelas dos torneios

.

O retorno que tive, de jogadores que leram o livro, foi ótimo e gratificante, inclusive de fortes jogadores que usavam o livro como apoio às suas preparações nas aberturas.

Agora, com esta versão digital gratuita, fico feliz por compartilha-lo com todas as pessoas interessadas em jogar xadrez.

.

.

Alguns detalhes da produção do livro

.

Assumi o projeto gráfico e a editoração eletrônica do livro em função de tratar-se um assunto complexo tendo em vista o total de mais de 1000 partidas e qualquer carácter a mais poderia representar algumas páginas a mais.

Portanto havia a necessidade de otimizar o texto:

O livro teria o tamanho médio;
As capturas foram representadas por “:” pois gasta menos espaço que “x”, e eu queria indicar que houve uma captura naquele lance;
Os roques foram representados por “00 e 000” em vez de “0-0 e 0-0-0”
Quando possível o cabeçalho da partida usava apenas duas linhas em negrito;
O tamanho do diagrama foi otimizado;
Os lances principais da partida seriam em negrito e as variantes não;
O tamanho das fontes nas partidas foi otimizado.

.

A capa foi produzida por um designer gráfico segundo minhas especificações:

1a e 2a capas com casas de xadrez;
1a capa com peças de xadrez;
Lombada do livro quadriculada em preto e branco para destacar-se numa prateleira na livraria;

.

A revisão ortográfica foi feita por profissionais da editora.

.

.

.

.

Colocar 1400 partidas com 370 comentadas, 356 diagramas, carreira completa com todas tabelas de torneios, e 9 anexos, em apenas 388 páginas foi um desafio!

.

.

Botão para Voltar à Página Anterior