página 1 de 2.
O Xadrez Magistral de Garry Kasparov
PDF – O Xadrez Magistral de Garry Kasparov – David Sokolik
Como foi a experiência de escrever o livro “O Xadrez Magistral de Garry Kasparov”
.
Um dos meus parceiros de tênis era o romancista Esdras do Nascimento (em memória). Meu amigo Carlos Cleto, leitor voraz, que havia sido diretor da Federação de Xadrez do Rio de Janeiro, considerava Esdras o maior romancista brasileiro vivo, tendo ganho inclusive o Prêmio de Melhor Romance Brasileiro, com o livro “Lições da Noite”. Ele também foi a pessoa mais apaixonada por xadrez que conheci! Sua tese de doutorado em literatura havia sido montada sobre uma partida de xadrez; estava sempre atualizado sobre as mais modernas ferramentas de xadrez na informática, isso em 1995.
Um dia, na AABB-Lagoa, esperando vagar uma quadra de tênis, eu disse que estava ajudando o amigo Ricardo Teixeira (em memória) na missão de trazer o Kasparov para uma simultânea contra a seleção brasileira, já que ele havia jogado matches contra seleções de outros países.
Imediatamente Esdras sugeriu: Por que você não escreve um livro sobre o Kasparov?
Esta pergunta pegou-me de surpresa … o famoso romancista sugerindo que eu escrevesse um livro … de cara fiquei lisonjeado.
E respondi: eu sempre sonhei em escrever um livro sobre o Fischer! Tenho vários livros e farto material, prontinho pra iniciar o trabalho!
Esdras rebateu: a ideia é boa, mas por que não sobre o Kasparov? É mais atual e o interesse será maior, ainda mais com a vinda dele aqui!
A quadra vagou e disse pra ele que iria pensar com carinho!
Analisei a questão o resto do dia e à noite já combinei uma partida de tênis para o dia seguinte.
Esdras gostou quando eu lhe disse que concordei com a sua ideia e que iria fazer um livro com todas as partidas do Kasparov, que eu já havia separado 17 livros e inúmeras revistas sobre ele; Esdras disse então que marcaria uma reunião nossa com o seu editor, Renato Guimarães, da Editora Revan, e assim foi. Fechamos a parceria … o livro ia sair!
A melhor parte do trabalho foi que o esforço de analisar a mesma partida com várias fontes é um ótimo trabalho de análise no xadrez, e de alguma forma eu estava treinando xadrez, ou seja, foi uma jogada de mestre: uni o útil, escrever o livro, com o agradável, estudar xadrez!
Tive seis meses para escrever o livro. O lançamento, no dia da simultânea, foi um sucesso segundo Esdras, 500 cópias vendidas, coisa de autor de sucesso!
.
.
Comecei então a trabalhar na segunda edição, desta vez sem prazo limite, e passei um ano e seis meses dedicados ao livro:
.
.
O retorno que tive, de jogadores que leram o livro, foi ótimo e gratificante, inclusive de fortes jogadores que usavam o livro como apoio às suas preparações nas aberturas.
Agora, com esta versão digital gratuita, fico feliz por compartilha-lo com todas as pessoas interessadas em jogar xadrez.
.
.
Alguns detalhes da produção do livro
.
Assumi o projeto gráfico e a editoração eletrônica do livro em função de tratar-se um assunto complexo tendo em vista o total de mais de 1000 partidas e qualquer carácter a mais poderia representar algumas páginas a mais.
Portanto havia a necessidade de otimizar o texto:
.
A capa foi produzida pelo designer gráfico Cadu Gomes, segundo minhas especificações:
.
A revisão ortográfica foi feita por profissionais da editora, Ieda Schmidt e Roberto Teixeira.
.
.
.
.
Colocar 1400 partidas com 370 comentadas, 356 diagramas, carreira completa com todas tabelas de torneios, e 9 anexos, em apenas 388 páginas foi um desafio!
.
.