.

A Minha História de Superação!
.

.

 

Que decepção chegar ao 20º lance da minha partida contra o amigo José Soares Másculo (em memória), com um peão a menos e ver seu cavalo inexpugnável em d4! A irritação e frustração eram tamanhas que sequer conseguia analisar a posição … meus olhos chegaram a ficar marejados e é claro, disfarcei … mal conseguia olhar o tabuleiro … como reagir numa situação destas? fui dando tempo para acalmar-me e recuperar a concentração; acho que levei uns 10 minutos tentando … e levei uns 30 minutos buscando encontrar uma saída para a situação em que havia me metido; no total sei que foi a minha mais longa reflexão, por volta de 40 minutos para um lance. Mas valeu a pena! Encontrei um plano que me daria chances de tentar um empate! O que já seria um ótimo resultado diante da posição que estava à minha frente.

E, por incrível que pareça, aconteceu exatamente o que eu havia imaginado … e mais, quando igualei, assumi uma perigosa iniciativa e quem deveria jogar de forma precisa seriam as pretas … o jogo virou, mesmo com um peão a menos para mim … os movimentos longos da dama branca atordoaram as pretas … da ala do rei para a ala da dama, da primeira fileira para a retaguarda, pelas diagonais, … a dama branca jogou uma barbaridade … e ao contrário das pretas, as peças brancas, rei, dama e bispo, coordenaram-se de tal forma que não deram brecha para nenhuma invasão da dama preta, e não faltaram tentativas.

Esta partida teve uma heroína, a dama branca, com uma tremenda ajuda do aparentemente obscuro bispo bloqueado pelo seu parceiro peão em e4, e teve uma vítima, o cavalo das pretas, inexpugnável em d4, aparentemente dono do tabuleiro, e que transformou-se num espectador privilegiado, sem participação nenhuma nos acontecimentos, e ao final, coube-lhe um triste papel defensivo.

.

Másculo era o quarto maior rating do Torneio de Mestres, um forte jogador, e esta vitória, a duas rodadas do fim, ajudou-me a ser um dos vencedores do Torneio, empatado com mais três jogadores.

.

Encarar a posição do lance 20, recuperar-me psicologicamente para continuar a luta e conseguir traçar um plano, foi significativo para mim, e me senti num novo patamar de superação e combatividade.

.

LIÇÕES DESTA PARTIDA

– prestar mais atenção na abertura;

– em situações difíceis, esperar acalmar, antes de entrar no “modo de análise” e fazer uma longa reflexão;

– movimentos longos de dama, têm grande impacto na posição e confundem o adversário;

– nunca ficar pensando no que passou, nas oportunidades perdidas;

– se o jogo virar, jogar para vencer!

 

PDF – Sokolik x Masculo, Mestres 1985

 

PGN – Sokolik x Masculo

 

Clique abaixo para as análises da partida

Análise da partida

 

 

 

.

.

.

Botão para Voltar à Página Anterior